Relações Públicas e as Redes sociais


Por Juliana Camargo



Que atire a primeira pedra quem nunca tentou manter um Orkut, um MSN, um Blog, ou a mania mais recente, o Twitter, pelo menos uma vez na vida. Pois é, agora isso não é só coisa de adolescentes ou “desocupados”, muitas empresas estão fazendo uso dessas redes sociais como ferramentas de comunicação e gerenciamento de crises.

De acordo com o texto A vez do Consumidor, postado no blog Ocapuccino, cada vez mais os consumidores comuns utilizam a Internet para expressar sua (in)satisfação com marcas e produtos já experimentados. E como tudo na web ganha proporções gigantescas num piscar de olhos, gerar uma crise não requer esforço e tão pouco habilidade. E é aí que entra o profissional de Relações Públicas.

Pelo fato de ser um profissional com visão do contexto organizacional, o RP é o mais indicado para fazer o gerenciamento de crises nesses casos, pois conhece as ferramentas e meios de comunicação, os públicos da organização e a melhor forma de se relacionar com eles.

Estamos vivendo a Era da Informação, e negligenciá-la não seria uma boa estratégia para as empresas no momento, e nem ignorar o que os públicos estão dizendo. Mas não basta ouvi-los, é preciso tomar atitudes, reagir a eles, e dessa forma, evidenciar a marca de uma forma positiva, criando parceiros e não apenas consumidores.

NÃO! RP não faz milagre. RP não apaga incêndio. RP estuda, planeja, prevê possíveis acontecimentos e cria soluções de comunicação visando à transparência (também no meio digital) e o bom relacionamento.

5 comentários:

Cibele Silva disse...

Me senti importante vendo a citação do meu texto - A Vez do Consumidor.

Gostei do post Juh, a sintonia que o profissional de RP tem com 'os parceiros' como vc citou, pode reverter a situação, trazendo retornos positivos para a marca e para a organização.
O importante é se adaptar ao responder estes consumidores para que realmente se tornem parceiros.

Abraços,
Belle

Kelly Fusteros disse...

Olá

Nossa Jú adorei o texto.

Realmente muitas organizações ainda veem as redes sociais como coisas de "desocupados" e não sabem o que estão perdendo.

E não basta chamar o RP somente na hora da crise, depois de ter acontecido o pior. Precisa-se fazer um bom trabalho, como vc disse, de planejamento, com estratégias concretas e com o foco correto.

Parabéns

Kelly

Líviarbítrio. disse...

Post muito bom, Kelly.

Acredito que, assim como os profissionais de RP, todos dos profissionais que direta e indiretamente gerenciam a comunicação têm o dever de pensar estrategicamente. A integração é necessária dentro e fora da organização.

;)
Abraços,

Lívia Brito.

Daniele Pedace disse...

Lívia, o post foi da Jú...rs...não da Kelly...mas tudo bem...hehehe

Gostei do post Ju...uma comunicação estratégica e pensada a longo prazo é essencial mesmo...ainda hoje o RP é só chamado na hora de crise..mas com este blog iremos mostrar o quão importante é fazer este planejamento...

Beijos
Daniele Pedace

Talita Sales disse...

Eu sei que esse texto foi postado a séculos, mas eu soh vou comentar agora msm.....rsrsrs!!!

Muito bom o post Juh! Essa onda de redes virtuais querendo ou não influencia as organizações. Mas se as organizações se anteciparem, pode ser considerada uma ferramenta de comunicação entre ela e seus públicos.

Abcs,

Talita Sales

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