A importância do RP para a organização



Por Cibele Silva



Relações Públicas é a profissão que cresce a cada dia nas empresas e entidades públicas e privadas que entendem que a administração atualizada não se baseia somente nas quatro colunas tradicionais: finanças, recursos humanos, produção e vendas, mas também no respeito à opinião pública que deve ser entendida como a soma da opinião de cada um dos segmentos da população.

A professora e presidente do CONRERP/RS Marta Busnello Alves fala em seu artigo Responsabilidade na Comunicação Organizacional sobre a crescente circulação de informações e a persuasão sobre a imagem que a organização constrói a partir da apreciação dos diversos públicos, tendo a empresa o compromisso de evidenciar a excelência no relacionamento.

Segundo Margarida Kunsch em seu livro Relações Públicas e modernidade “As organizações modernas assumem novas posturas na sociedade hoje. A velocidade das mudanças que ocorrem em todos os campos que impele a um novo comportamento institucional das organizações perante a opinião pública. Elas passam a se preocupar sempre mais com as relações sociais”.

Dentro deste contexto podemos constatar a importância do profissional de Relações Públicas, pois está fortemente vinculado a essa necessidade de evidenciar e entrelaçar a comunicação, para que seja alcançada a excelência no relacionamento, assim como evidenciou a professora Marta. A própria qualificação da profissão permite identificar e desenvolver o relacionamento com os públicos. Nesse caso, o planejamento é fundamental, garantindo a boa qualidade e a eficácia das ações implantadas pela organização.

Baseado no que foi citado, podemos afirmar que a profissão de Relações Públicas impulsiona o desenvolvimento e o progresso das organizações, assim é imprescindível denotar o seu valor, conscientizando os empresários de sua necessidade, para que a organização tenha um diferencial no serviço prestado aos seus públicos e também a comunicação entre eles. Neste ponto é que o profissional de Relações Públicas atua, legitimando as decisões internas e externas, gerando a boa vontade, o que leva à colaboração mútua e a um fortalecimento das transações, através de um amplo rol de técnicas especializadas para administrar os processos organizacionais.

Agência ComuniC



A Agência experimental ComuniC é composta por nove alunas do IV semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.

O nome ComuniC surgiu depois de uma leitura de um artigo no Espaço acadêmico UVA. O artigo traz que “Etimologicamente a palavra comunicação vem do latim communicare que é o ato intencional de pôr em comum: idéias, desejos e emoções, de forma clara, atraente e direta”. O que nos fez parafrasear com o enfoque da nossa profissão de Relações Públicas e migramos o conceito para os trabalhos da agência, adaptamos esse conceito e assim nasceu a ComuniC

Com finalidades acadêmicas criamos o blog com o propósito de desenvolver um trabalho para conscientizar as pequenas e médias organizações do que é Relações Públicas e que diferença pode fazer dentro das organizações.


MISSÃO
Aprimorar e desenvolver a comunicação entre as pequenas e médias organizações e seus públicos, de forma a agregar valor e oferecer o suporte necessário para um bom desempenho e expansão do negócio.


VISÃO
Ser uma agência diferenciada que valorize e potencialize o papel das Relações Públicas nas organizações.


VALORES
— Criatividade:
Sempre pensar em fazer diferente, em surpreender e inovar.


— Compromisso com os resultados:
Pensar a frente das ações, de maneira ágil para que possamos prever reações.
— Proatividade:
Procuramos atingir o objetivo proposto de forma eficiente e eficaz.


— Efetividade
Sendo eficiente e eficaz, conseguimos chegar na efetividade, com um trabalho bom e bem feito, que segue todas as etapasa melhor qualidade, alcançando o resultado necessário.


Silvia Oya

Tenho 26 anos, ingressei no curso de Relações Públicas com o intuito de trabalhar no terceiro setor e por ser uma profissão que nos dá oportunidade de atuar em diversas áreas.
Minhas primeiras experiências profissionais foram no Japão onde tive a oportunidade de trabalhar na SONY com treinamento de funcionários durante 5 anos. Já no Brasil trabalhei como estagiária em um setor de eventos da agência de Relações Públicas da Universidade Metodista, onde conheci um pouco da rotina desta área e atualmente trabalho como propagandista de um laboratório farmacêutico.Em todas as experiências, tive e tenho, muito contato com o público que me ajuda a ter facilidade no relacionamento interpessoal.
Gosto de conhecer pessoas e culturas diferentes, sou dedicada, responsável, tenho um perfil analítico, amigável e um pouco intuitivo.
Tenho 21 anos. Me identifiquei muito com a área de Relações Públicas, pois os profissionais de RP estão sempre envolvidos em constantes desafios comunicacionais dentro e fora das organizações. Não gosto de rotinas, tenho senso de liderança, sou organizada, responsável, pró-ativa e carismática. Meu hobbies são ler, assistir a filmes e estar com a minha família.
Já trabalhei como atendente de loja de uniformes escolares e também em uma padaria. Atualmente trabalho na “Indústria Metalúrgica Lipos” no setor de Faturamento e sou colaboradora do blog A Bordo da Comunicação. Como Relações Públicas, almejo trabalhar na área de Assessorias/Consultorias e Gerenciamento de Crises
Tenho 23 anos e curso Relações Públicas na Universidade Metodista de São Paulo. Me interessei pela profissão pelo seu dinamismo e muitas possibilidades de atuação, a soma de criatividade, técnica e estratégia para resolver problemas de comunicação é fascinante.
Já estagiei em uma agência de Marketing e em uma associação de classes. Na associação tive contato com assessoria de imprensa, comunicação interna e redação. Essa experiência me deu ainda mais certeza de que escolhi a profissão certa.
Tenho 20 anos. Identifiquei-me com a profissão por suas infinitas possibilidades de atuação, riqueza de conhecimento adquirido e em especial pela essência das Relações Públicas: O sentir, o perceber as necessidades dos públicos que interagem com a organização, a fim de contribuir na harmonia dos relacionamentos.
Trabalhei como promotora na empresa de transporte público Viação ABC, e atualmente faz estágio na equipe de redação do Departamento de Atendimento ao Usuário da CPTM. Minhas experiências se baseiam no saber se relacionar com diversos públicos e como os atender. Tenho como objetivo profissional trabalhar no Terceiro Setor.
Sou pessoa dedicada, observadora e persistente.
Tenho 18 anos e curso Relações Públicas. Escolhi a profissão pelo seu caráter dinâmico e desafiador, que além de proporcionar integração com outras áreas e segmentos totalmente distintos, desenvolve a visão global que poucos profissionais têm no ambiente corporativo.
Fui orientadora de carreira em uma empresa de assessoria profissional, e depois comecei a estagiar no departamento de comunicação de uma empresa da área hospitalar. Atualmente trabalho no departamento de Marketing da mesma organização,na área de pesquisa, no qual atuo em todas as etapas, desde a elaboração de questionário, aplicação, análise de resultados e elaboração de relatórios.

Tenho 23 anos, atuando profissionalmente no IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, optei pelo curso de Relações Públicas a fim de potencializar o meu interesse no relacionamento das corporações com os seus públicos. Portanto, compreender efetivamente a função política, os interesses entre ambas as partes. Além disso, entender esse contexto consciente inerente no mercado global, a partir da adoção por perspectivas de sustentabilidade e responsabilidade social pelas corporações.

Contate a ComuniC

Entre em contato conosco no email:

agencia.comunic@gmail.com

Adriane Leal Filenga

Tenho 18 anos e sou estudante de Relações Públicas. Me interessei por essa área, por ser uma vertente da comunicação com opções de atuação bem variadas. Profissionalmente, tive contato apenas com a área de eventos, pela qual me interessei muito! Mas, pretendo conhecer as outras alternativas também.
Busco sempre aprender coisas novas e também aperfeiçoar meus conhecimentos. Sou dedicada, responsável, carismática e gosto muito de conhecer pessoas e culturas diferentes.
Meus hobbies são assistir filmes, passear com os amigos e com minha família, fazer esportes e ouvir música. Gosto muito de ir à igreja também.



Tenho 23 anos, sou estudante de Relações Públicas. Me interessei pela profissão a primeiro momento devido ao relacionamento com o público e abertura no mercado de comunicação. No decorrer do curso descobri que ser Relações Públicas será mais do que uma conquista, será uma das vertentes da minha vida, tamanha a admiração que tenho pela profissão e seus meios de atuação. Sou uma pessoa dedicada, esforçada e busco o aperfeiçoamento, sempre estou atrás de alcançar meus objetivos. Estou sempre à disposição em ajudar as pessoas que precisam de mim. Adoro o relacionamento humano social, tenho facilidade de comunicação. Sou organizada e pró-ativa. Na vida pessoal/acadêmica e profissional costumo ficar a frente de projetos e processos. Uma paixão encontrada dentro da profissão é o campo das redes sociais, sou mediadora do blog A Bordo da Comunicação, colaboradora do blog O Cappuccino e da Rede de Relacionamento ComunicaRS.

Tenho 19 anos, e também sou estudante de Relações Públicas do 4º semestre da Metodista. Escolhi este curso, por seu dinamismo, por lidar com pessoas, e por possuir um leque de opções em que eu poderia atuar. Sou uma pessoa que não gosta de rotina, sou muito dinâmica e criativa. Prefiro lidar diretamente com as pessoas, do que com o computador. Não deixo nada por acabar, sou muito determinada e sempre tento fazer o meu melhor em tudo o que começo. Gosto de a todo o momento assumir desafios. E sou mediadora do blog A Bordo da Comunicação
top