Relações Públicas é a profissão que cresce a cada dia nas empresas e entidades públicas e privadas que entendem que a administração atualizada não se baseia somente nas quatro colunas tradicionais: finanças, recursos humanos, produção e vendas, mas também no respeito à opinião pública que deve ser entendida como a soma da opinião de cada um dos segmentos da população.
A professora e presidente do CONRERP/RS Marta Busnello Alves fala em seu artigo Responsabilidade na Comunicação Organizacional sobre a crescente circulação de informações e a persuasão sobre a imagem que a organização constrói a partir da apreciação dos diversos públicos, tendo a empresa o compromisso de evidenciar a excelência no relacionamento.
Segundo Margarida Kunsch em seu livro Relações Públicas e modernidade “As organizações modernas assumem novas posturas na sociedade hoje. A velocidade das mudanças que ocorrem em todos os campos que impele a um novo comportamento institucional das organizações perante a opinião pública. Elas passam a se preocupar sempre mais com as relações sociais”.
Dentro deste contexto podemos constatar a importância do profissional de Relações Públicas, pois está fortemente vinculado a essa necessidade de evidenciar e entrelaçar a comunicação, para que seja alcançada a excelência no relacionamento, assim como evidenciou a professora Marta. A própria qualificação da profissão permite identificar e desenvolver o relacionamento com os públicos. Nesse caso, o planejamento é fundamental, garantindo a boa qualidade e a eficácia das ações implantadas pela organização.