Por Cibele Silva
A profissão de Relações Públicas no Brasil está ganhando destaque nas grandes organizações, a valorização da profissão é muito importante em todos os segmentos, porém ela ainda deve que ganhar visibilidade nas Pequenas e Médias Empresas - PME
São poucas as PME que tem profissional de Relações Públicas, sendo difícil analisar a valorização da profissão dentro deste setor, porém para mostrar um panorama fizemos uma entrevista com a profissional de Relações Públicas atuante na área.
Andrea Gomes é estudante de Relações Públicas, reside em Recife e trabalha na Farmácia de manipulação Roval, como Assistente de Relações Públicas. A empresa possui 140 funcionários e é caracterizada como de Médio Porte.
O departamento de comunicação da farmácia Roval é gerenciado por uma Relações Públicas, é um grande diferencial, pois quebra o paradigma associa o departamento, principalmente o cargo, aos profissionais de marketing. “Sempre divulgamos e fazemos questão de esclarecer o que é um Relações Públicas para aqueles que desconhecem a profissão (na empresa)”, diz Andrea.
No departamento de comunicação da farmácia é composto por duas RP’s, sendo um estagiário e um profissional de marketing. Para a empresa está claro a importância do Relações Públicas e o poder de integração que o profissional consiste.
Andrea informa que um profissional de Relações Públicas dentro do setor de PME é de extrema importância, pois além do profissional planejar e gerenciar toda a comunicação tem capacidade de permear todos os departamentos.
Podemos correlacionar a situação na teoria de James E. Grunig presente em seu livro lançado em 2009 aqui no Brasil – Relações Públicas, teoria, contexto e relacionamentos – Grunig diz que o Relações Públicas tem habilidade gerencial administrativa e estratégica de planejamento e relacionamentos, tornando uma profissão excelente.
Para valorizar o Relações Públicas dentro de uma organização o profissional deve ter conhecimento amplo de trabalho de todas as formas de comunicação incluindo diversas ferramentas. Criando credibilidade dissemina sua importante para bons resultados dentro do setor de PME – “O RP é o profissional que tem a competência técnica para este caso”. Finaliza Andrea.
A partir deste contexto podemos afirmar que o profissional de Relações Públicas é importante para as empresas de pequeno e médio porte, pois necessitam de integração entre os departamentos e conhecimentos gerais para mediar à comunicação em todos os aspectos, as PME devem investir em comunicação, principalmente em profissionais de Relações Públicas, pois atua em função de gestão intangível.