Organizações e as Redes Sociais



Por Silvia Oya

As organizações com o intuito de fidelizar os clientes por meio das redes sociais, estão cada vez mais interessadas pela opinião de seus públicos e sobre o que eles falam de seus produtos, serviços ou mesmo da organização nas midias sociais.

Gustavo Zaiantchick em um relato publicado no site Directlabs reforça a importância das informações para fidelização de consumidores por rede social. Ele diz que é por meio da geração de benefícios que sejam evidentes para os consumidores, que se torna possível a fidelizacão deles. No entanto, o primeiro passo para essa fidelização é identificar o que desperta a atenção desse público alvo, quais os tipo de informações são importantes, que tipo de relacionamento eles esperam, o que pode ser um benefício diário para eles, etc.

A partir desse desafio, as organizacões estão utilizando diversas ferramentas para o mapeamento das opiniões inseridas nas midias sociais. Uma ferramenta bem interessante destacada por Marcos Todeschini autor da matéria “No rastro do boca a boca” publicada na revista Epoca Negócios de novembro 2009, é o SCUP, ferramenta lançada pela Direct Labs - empresa Paulista especializada em redes sociais - segundo ele o sistema funciona de forrma semelhante às ferramentas de busca, que ao inserir a palavra desejada, o sistema pesquisa e traz em tempo real os comentários feitos em blogs e redes de relacionamento. Marcos Todeschini destacou como vantagens desta ferramenta a possibilidade de reunir o que foi comentado em variados sites em apenas um arquivo, a partir de um rastreamento realizado minuto a minuto, além de permitir classificar as postagens como positivas ou negativas e criar um banco de dados com o histórico sobre o que foi falado.

A partir dessas informações, as organizações devem se preocupar em como aplicá-las.

Segundo Renato Shirakashi em uma matéria publicada também no site directlabs.com.br/blog destaca que, a melhor maneira de fidelizar clientes de uma rede social é publicando conteúdo relevante que gere valores e que ajude seus cliente de alguma forma. Ele destaca que, em uma rede social direcionada para ter conteúdo publicitário. Ele diz “se você gerar algo que realmente ajude seus clientes de alguma maneira, atravéz do relacionamento entre eles, você tera gerado uma comunidade. E uma comunidade, em geral, já fideliza por natureza. O segredo é gerar valor”.

Diante dessa necessidade das organizações de monitorar as midias sociais e diante da carência de um um profissional que interceda a relação entre consumidor e organização, Cesar Monteiro ressalta em seu texto publicado no site Sinprorp, um novo profissional de relações públicas capaz de, construir e manter relações entre as organizações e seus públicos de interesse, utilizando uma série de benefícios das novas redes virtuais - “cabe somente a ao RP mapear os públicos que deverão ser trabalhados para garantir a real consolidação da marca”. Ele finaliza.


Dessa forma notamos a importancia da profissão relações públicas para as organizações.

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