A importância do RP para a organização



Por Cibele Silva



Relações Públicas é a profissão que cresce a cada dia nas empresas e entidades públicas e privadas que entendem que a administração atualizada não se baseia somente nas quatro colunas tradicionais: finanças, recursos humanos, produção e vendas, mas também no respeito à opinião pública que deve ser entendida como a soma da opinião de cada um dos segmentos da população.

A professora e presidente do CONRERP/RS Marta Busnello Alves fala em seu artigo Responsabilidade na Comunicação Organizacional sobre a crescente circulação de informações e a persuasão sobre a imagem que a organização constrói a partir da apreciação dos diversos públicos, tendo a empresa o compromisso de evidenciar a excelência no relacionamento.

Segundo Margarida Kunsch em seu livro Relações Públicas e modernidade “As organizações modernas assumem novas posturas na sociedade hoje. A velocidade das mudanças que ocorrem em todos os campos que impele a um novo comportamento institucional das organizações perante a opinião pública. Elas passam a se preocupar sempre mais com as relações sociais”.

Dentro deste contexto podemos constatar a importância do profissional de Relações Públicas, pois está fortemente vinculado a essa necessidade de evidenciar e entrelaçar a comunicação, para que seja alcançada a excelência no relacionamento, assim como evidenciou a professora Marta. A própria qualificação da profissão permite identificar e desenvolver o relacionamento com os públicos. Nesse caso, o planejamento é fundamental, garantindo a boa qualidade e a eficácia das ações implantadas pela organização.

Baseado no que foi citado, podemos afirmar que a profissão de Relações Públicas impulsiona o desenvolvimento e o progresso das organizações, assim é imprescindível denotar o seu valor, conscientizando os empresários de sua necessidade, para que a organização tenha um diferencial no serviço prestado aos seus públicos e também a comunicação entre eles. Neste ponto é que o profissional de Relações Públicas atua, legitimando as decisões internas e externas, gerando a boa vontade, o que leva à colaboração mútua e a um fortalecimento das transações, através de um amplo rol de técnicas especializadas para administrar os processos organizacionais.

2 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Tudo que professora Marta Busnello falar eu assino embaixo. Ela foi minha professora e faz um excente trabalho na presidência do Conrerp 4.

MATEUS

Cibele Silva disse...

Andei pesquisando bastante sobre artigos da professora Marta, acretido que ela deva ser uma excelente profissional.

Agradeço sua participação, Mateus, no blog da ComuniC.

Abraços,

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