Por Daniele Pedace




Apesar de existir a um bom tempo, a atividade de Relações Públicas até hoje não é conhecida por muitas organizações.

Como toda organização tem seus públicos, as Relações Públicas se tornam necessárias, para que as organizações mantenham em alta a sua reputação, sua imagem e credibilidade - ainda mais que o avanço da tecnologia e das ferramentas de comunicação (principalmente as digitais) está cada vez mais veloz.

Os públicos podem fazer com que a organização obtenha sucesso ou fracasso, pois toda organização trabalha para oferecer algo a algum público que, por sua vez, pode ficar satisfeito ou não com suas ações. A insatisfação excessiva do público com uma organização pode comprometer a sua imagem. O profissional de RP trabalha para que isso não aconteça.

O profissional de RP utiliza a informação para exercer a comunicação entre a organização e seus públicos, ele é um negociador e um mediador que visa integrar os interesses, tanto da organização quanto dos públicos, promovendo acordos. Também traça o perfil de consumo do público e analisa o comportamento do consumidor perante a marca e os concorrentes, além de antever crises e gerenciá-las.

O RP pode ser descrito como uma espécie de estrategista da comunicação. Portanto, o profissional de RP é um administrador da comunicação e do relacionamento entre a organização e seus públicos. Daí vem a importância das Relações Públicas para qualquer organização.

As Relações Públicas têm um vasto campo de trabalho, por isso muitas empresas já criaram seus departamentos de RP, obtendo bons resultados. Este é um bom caminho para as organizações que pretendem crescer e aumentar sua reputação diante de seus públicos.

Ao considerar os interesses dos públicos, a organização torna-se mais objetiva e produtiva. As organizações e os públicos dependem uns dos outros e é o profissional de Relações Públicas que consegue unir estes interesses para que todos fiquem satisfeitos.

4 comentários:

Líviarbítrio. disse...

Post muito bom.
Conhecendo cada vez mais sobre RP.

;)
Sucesso, meninas.

Kelly Fusteros disse...

Olá Dani

Parabéns pelo post. Muito bom.

Vale lembrar que o profissional de RP deve estar sempre ligado ao planejamento estratégico da organização. Deve sempre participar das tomadas de decisões pois é o profissional que tem ampla visão das influências internas e externas da organização.

Abraços.

Cibele Silva disse...

O profissional de Relações Públicas realmente é uma importante para a empresa, acredito que para as empresas que ainda estão se desenvolvendo o profissional é fundamental, pois 'temos' aptidão para promover e ligar estratégicamente todas as ramificações e departamentos.

Abraços,

Daniele Pedace disse...

Obrigada meninas!

Pela valorização dos RP's nas organizações!

Juntem-se a nós!....rs...

Beijos
Daniele

top