Relacionamento com o Consumidor

Por Kelly Fusteros


Toda organização preza um bom relacionamento com seu cliente – final, pois este gera a maior parcela de renda de uma organização. Manter uma parceria ética e transparente é primordial para o crescimento organizacional.

A partir da criação da lei do consumidor em 1990, aumentaram as preocupações das organizações com as informações transmitidas e as campanhas publicitárias.
Cabe ao Relações Públicas trabalha para que o canal de comunicação entre ambos esteja sempre aberto e acessível. Seu objetivo deve ser divulgar a organização, seus produtos e serviços aos consumidores, despertar o interesse do consumidor para as realizações e produtos da organização, saber a opinião destes para com a imagem organizacional e sobre os produtos, pois sua opinião pode favorecer na criação e melhoria de aspectos imagináveis à organização.

Esta aliança deve ser forte o bastante para oferecer apoio e resistir a possíveis crises pelas quais a organização e seus produtos/serviços possam enfrentar.

O RP pode desenvolver algumas ações como um programa de visitas para que este público de interesse possa conhecer melhor a organização; eventos com a função de aproximação, distribuição de materiais informativos como revistas e jornais, canais como SAC para receber as críticas e elogios; como também ações on-line: site, blog, SAC virtual, vídeos institucionais.

Portanto, o profissional precisa realizar ações estratégicas que melhor condiz com o perfil do consumidor e com o do produto para firmar uma relação sincera e duradoura.

2 comentários:

Talita Sales disse...

Engraçado como, apesar do Código Brasileiro do Consumidor, algumas empresas ainda se relacionam mal com que garante sua existência. Quantas vezes vcs já não se sentiram ludibriados por alguma empresa por um produto ou serviço mal prestado? E pra quantas pessoas vcs manifestaram sua insatisfação? As empresas devem não só se comunicar com seus consumidores, como também tratá-los como cidadãos que merecem respeito.

Beijos,

Tali

Kelly Fusteros disse...

Olá Tali
Obrigado pelo comentário.

Assim como o cliente precisa da empresa, a empresa também precisa dele. E muitas não enxergam isso.
Eu várias vezes já saí de um estabelecimento chateada devido ao mal atendimento.
As empresas precisam tomar cuidado pois é claro que vamos preferir a que tiver melhor atendimento. O RP precisa abri os olhos deles.

Bjs

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