Por Juliana Camargo
É de conhecimento geral, que a imprensa tem o poder de construir ou destruir a reputação de uma organização, por isso cada vez mais as empresas tem investido no treinamento de porta-vozes para coletivas e entrevistas em geral.
A relação entre organização-imprensa deve transcender os press releases enviados eventualmente, segundo Nemércio Nogueira no artigo “Além da Assessoria de Imprensa”, é necessário criar um relacionamento com a imprensa (media relations), adquirindo um caráter estratégico e complexo, se encaixando perfeitamente na atividade de Relações Públicas.
Ainda segundo o autor, agora no artigo “Agregando Valor com a Imprensa”, a empresa que investe em Relações Públicas, inclusive com a imprensa, conhecendo o meio em que a notícia é produzida, os formadores de opinião, os jornalistas especializados no ramo em que ela atua, etc, estará mais preparada para lidar com possíveis crises.
Para que os benefícios, como credibilidade com a imprensa, geração de mídia espontânea, apoio direto ou indireto às vendas, sejam duradouros, é necessário também o investimento permanente por parte da organização, com ações e programas de Relações Públicas voltados especialmente para esse público.
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