Admirável Mundo Novo da Comunicação


Por Talita Sales


As mudanças que a sociedade vem vivendo nos últimos anos trazem novas demandas às organizações, que são obrigadas a se adaptarem se quiserem garantir sua sobrevivência e crescimento no novo mercado.

Hoje em dia, mais do que nunca, os consumidores estão mais cientes dos seus direitos e cada vez mais interessados na postura das empresas como um todo.
Fazer um produto ou prestar um serviço de qualidade já não basta, é necessário ser social e ambientalmente responsável e ter uma conduta ética em todos os momentos.

O fácil acesso às informações também contribuem para que as organizações prestem ainda mais atenção à suas ações, pois não precisa ser um profissional de comunicação para influenciar as pessoas, basta ter acesso a internet.

Nesse novo contexto, as empresas precisam aprender a dialogar com seus públicos e definir estratégias de comunicação para se aproximar cada vez mais deles. Uma vez que a concorrência é acirrada, as empresas devem achar pontos em comum com seus consumidores, acionistas, funcionários, fornecedores, etc. para que a identificação garanta a fidelidade.

Existem diversos canais de relacionamento que podem ser usados para aproximação da organização com seus grupos de interesse: sites, blogs, redes sociais, anúncios, etc. Mas para cada grupo, existe um meio que funciona melhor e as empresas podem aperfeiçoar seus resultados como um todo se planejarem previamente suas ações em prol dos seus objetivos.

Contar com profissionais que tenham capacidade de analisar o cenário e uma formação multidisciplinar podem fazer toda a diferença para as grandes, médias e pequenas organizações. Não é preciso investir milhões em Comunicação, mas deixar de lado essa área na sociedade de hoje é perder oportunidades ou, pior, colocar em risco o desempenho da empresa.


Fonte:
Capítulo 1 do livro “O que é comunicação estratégica nas organizações? das autoras: Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula

0 comentários:

top