Por Adriane Leal B. Filenga





As Relações Públicas vêm ganhando cada vez mais espaço nas grandes corporações. Contudo, ainda há alguns equívocos em relação às pequenas e médias não poderem contratar este tipo de profissional.
Como afirma Waldyr Gutierrez Fortes, Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas São Paulo/Paraná,

"A atividade profissional de Relações Públicas é, normalmente, desenvolvida em grandes empresas, conglomerados multinacionais ou empresas familiares de grande porte e a literatura disponível reflete este fato. Com este tipo de enfoque, Relações Públicas acaba por se tornar, pela visão dos seus praticantes, uma atividade complexa e cara, somente aplicável em organizações que disponham de enormes verbas para investir na modificação da "imagem" corporativa, buscando resultados imediatos e, muitas vezes, inconseqüentes."



No entanto, Waldyr também esclarece que “a atividade de Relações Públicas não está restrita aos grandes centros ou às grandes empresas.” Ele nos lembra também que é mais comum ter-se uma média ou pequena organização em localidades mais distantes do que uma grande empresa, o que mostra uma grande oportunidade desse tipo de organização e Relações Públicas trabalharem juntos.

Alanna Costa Santos também concorda com Waldyr, ela afirma que as Relações Públicas nas pequenas empresas são um desafio profissional, mas um mercado em potencial. Até porque, segundo ela, “Os pequenos negócios têm grande importância econômica e política, são responsáveis por considerável parcela da economia, empregam mais de 50% da mão de obra produtiva nacional.”

Algumas das dificuldades que as empresas de médio e pequenos porte enfrentam são ressaltadas por Alanna: “alta carga tributária, ausência de recursos, estrutura administrativa enxuta, mão de obra pouco especializada, concorrência desleal, barreiras culturais.”, entre outros.

Claro que não podemos deixar de lado as dificuldades que as empresas de menor porte enfrentam. Mas, não podemos nos esquecer que as grandes corporações também enfrentam algumas dificuldades. E, além disso, esse é um desafio que pode ser vencido, se lidado de forma correta. E as Relações Públicas estão aí pra isso, para ajudar as organizações a vencerem barreiras e ganharem visibilidade. Isso tudo, através de estudos e planejamentos, podendo, assim, criar soluções estratégicas que auxiliem as organizações atingirem seus objetivos.

0 comentários:

top