Comunicação interna nas pequenas e médias empresas


Por Camila Amorim


A atuação das empresas no mercado vem exigindo flexível adaptação ao cenário atual - concorrência e a tecnologia. Para as pequenas e médias empresas suas diversificadas e flexibilidade de adaptação favorecem a rápidas ações as mudanças do mercado.

Dentro deste cenário de mudanças, como será que andam as relações internas da empresa? Será que com todas essas preocupações de manter-se no mercado existe motivação e/ou investimento para o bom relacionamento no ambiente organizacional?

A interação que existe ou pelo menos deve existir entre a organização e seus funcionários é a nomeada comunicação interna, do qual o profissional de relações públicas é qualificado para exercê-la.
A atividade tem como principais objetivos informar, motivar e criar espírito de equipe entre os funcionários. Ela cria através do diálogo a troca de informações e experiências que compatibilizam os interesses da organização e de seus funcionários.
Não esqueçamos de que o empregado perpetra também a imagem da empresa, quanto mais bem informado, motivado e treinado estiver maior será seu nível de satisfação e produtividade no exercício de sua função.

A comunicação interna contribui para a integração dos funcionários às políticas de desenvolvimento da empresa. Por exemplo, se uma informação de algo que será modificado for bem transmitida e houver o entendimento de ambas as partes (organização e empresa) não só haverá um bom clima no ambiente de trabalho como também contribuirá para o bom desempenho organizacional.

Algumas pequenas e médias empresas não disponibilizam verba para executar algumas ações de comunicação interna como as grandes empresas podem arcar. Uma delas que não necessita de investimento financeiro é o ato da comunicação face a face - têm grande importância e pode contribuir muito para cumprimento de objetivos como: a dedicação, a cooperação, a motivação e dentre outros que podem contribuir na efetividade das metas que a empresa deseja alcançar.

O trabalho não é simples e nem fácil, o profissional responsável pela comunicação interna deve conhecer bem o funcionamento da empresa. Dede ser levado em consideração ao planejar qualquer ação de comunicação interna que os serviços estão sempre numa constante mudança, e que precisam ser planejados a longo prazo ou então projetados para um determinado tempo e lugar.

A grande dificuldade que o profissional ainda enfrenta é convencer as empresas da importância desta atividade e conquistar sua confiança. O importante é não desistir e superar os obstáculos, mostrar os resultados com cada ação realizada. E problemas de comunicação interna todos têm e devem solucionar, tanto nas grandes quanto nas pequenas e médias.

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